Aguarde, carregando...

Menos carne e melhores dias de vida

Menos carne e melhores dias de vida
Daniel Crocciari
Por: Daniel Crocciari
Dia 20/03/2025 07h43

O que aconteceu comigo quando decidi comer menos carne e me dedicar a alimentação com vegetais, verduras e frutas

Antes de começar quero dizer que ainda estou na condição de comedor de carne, sem dúvidas gosto muito de uma carne muito bem preparada, seja lá de qual animal for e de qual maneira tenha sido feita, apenas precisa estar com sabor bom, aí não consigo resistir.

Aqui não farei apologia à condição de não comer carne, muito menos quero criticar quem quer que seja.

Efim este artigo mostra o que realmente aconteceu em minha vida, devido a crise de gota que sofri, inflada obviamente por um ácido úrico muito elevado, tive que ficar três meses sem ingerir nenhum tipo de carne ou seus derivados.

E os benefícios foram notáveis, comecei a me sentir mais disposto, meu estômago não tinha mais o peso de carnes para serem digeridas, apenas legumes, verduras, frutas e proteínas vegetais, ovos e queijos.

Óbvio que com isso reduzi a ingestão de gorduras o que me fez perder doze quilos, lógico que também reduzi as porções de alimentos e os tipos, por exemplo cortei um pouco de carboidrato, já que lanches com presunto, mortadela, salames ou hambúrgueres não podiam estar na minha dieta, o pão em excesso foi colocado de lado, já que precisava dosar a quantidade de ovos diários, nada de lanche com ovo também.

O problema de saúde, pode-se dizer que me colocou nos trilhos novamente, me fazendo olhar para outras páginas do cardápio, e escolher com mais sabedoria a minha alimentação.

Não fiquei fraco, nem cansado, no início sim, mas depois de alguns dias as coisas normalizaram.

O que quero com esse artigo é mostrar que realmente é possível nos alimentarmos bem (alimentação forte, como diz minha sogra), sem o uso de carnes, ou pelo menos em doses bem reduzidas, parece que aquele dito - sem carne, fica fraco - não é uma máxima verdade, pelo menos para mim.

Perdi peso, suficiente para me livrar de muitos problemas que iniciavam em minha vida, isso graças a menor quantidade de gorduras.

Agora estou podendo comer novamente, logicamente que pequenas porções, porém tenho optado por evitar o consumo sempre que possível, já que tenho me sentido bem assim.

Além do mais, talvez já seja hora de pensarmos um pouco no sofrimento destes animaizinhos que nos servem à tanto tempo, pois sabemos que eles não são tratados da melhor forma, são tratados apenas da forma necessária já que são produtos da "indústria".

Quero enfatizar aqui que não quero agredir os produtores de animais, já que sei bem o lugar de importância que o setor do agronegócio tem em todos os seguimentos da sociedade mundial. E sei de sua necessidade na economia.

Devemos sim pensar com carinho em nossa própria saúde e se for possível evitar ou diminuir o consumo deste alimento, tão saboroso, porém quando consumido em excesso torna-se muito perigoso para nosso organismo.

Não custa nada fazer isso, na verdade você vai até economizar uns bons trocados, e bota trocado nisso.

Espero você no próximo artigo. Bom churrasco de legumes para todos nós.

Veja também:

Confira mais artigos e vídeos do PoTaste .